Mourinho no São Paulo? Pois é meus amigos, eu acho que essa possibilidade é muito remota, mas vamos lá, antes de você continuar a ler esse texto, entenda, o que você vai ler é uma OPINIÃO e não uma informação, há uma diferença entre essas duas palavras.
Normalmente eu uso meu Twitter para falar do São Paulo, uma das minhas grandes paixões na vida. Eu não sou jornalista, sou um publicitário apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube e não passo disso. Escrevi o livro do Telê Santana no São Paulo, a única coisa que me diferencia da torcida, mas isso não me faz nem melhor, e nem pior do que ninguém.
Como já disse inúmeras vezes no meu Twitter eu não ganho um centavo com o São Paulo. Perceba que esse blog não tem – propositalmente – nenhum banner. Pode pesquisar e você não vai ler nenhum texto que tenha sido patrocinado. Meu Twitter você também não vai ver nada. Veja também, que não há quase nenhuma foto minha em camarotes do São Paulo, óbvio que eu já fui – e de graça – mas por causa do livro do Telê.
Dito isso, fica um pouco mais claro que eu não tenho nenhuma ligação com diretoria ou presidente, apesar de ter uma boa relação com o Julio Casares, iniciada antes dele ser presidente, pois somos do mercado publicitário que é onde eu o conheci e mantive uma boa relação com ele.
Tenho outros amigos que são do conselho e diretoria, mas se eu disser os nomes aqui, vão achar que são eles que me passam informações, quando na verdade, eles nada me falam dos bastidores, eu entendo isso e preservo a amizade, afinal, a minha relação com eles nunca foi pautada em notícias que possam me dar, pois, como disse acima eu não ganho dinheiro com isso.
Mourinho no São Paulo?
Sinceramente? Acho pouco provável e explico o porquê.
O salário do Mourinho na Roma era de 8 milhões de reais, isso sem contar a sua comissão técnica que somaria 18 milhões de reais. Aqui já temos algo que ficaria inviável para qualquer time do futebol brasileiro, 18 milhões de reais, para se ter uma ideia, a folha salarial do São Paulo gira em torno de 15 milhões, ou seja, o técnico e comissão ganhariam mais que o elenco? Isso não é possível para uma boa gestão em lugar algum no mundo.
Imagina você trabalhando em uma empresa com 50 funcionários onde o seu diretor e 4 assistentes dele ganhassem mais do que os 46 comandados dele. Isso sem contar que eu nunca vi em uma empresa o diretor ganhar muito mais que o presidente, então, só por esse fator a pergunta Mourinho no São Paulo? Já tem uma resposta bem clara.
O mundo sabe o quanto o Brasil é um país maravilhoso, mas convive com a violência e uma gestão péssima (seja o presidente que lá estiver). A economia está sempre em crise, maior carga de impostos do mundo e a violência cresce a cada dia. Você sairia da Europa onde economia e violência são mais controladas para vir ao Brasil? Então, óbvio que Mourinho pensa nisso, pensa na sua família e na condição que o Brasil daria para eles.
Lembrando que o Abel Ferreira ficou um bom tempo morando sozinho em São Paulo enquanto sua família permanecia em Portugal, e não é fácil ficar longe de quem amamos, vida de técnico é assim, eles sabem, mas não é fácil viver dessa forma. Moruinho no São Paulo? Acho pouco provável.
Nem pelo salário
Já citei acima os valores do Morurinho. Vamos supor que venha apenas ele e que ele por estar muito rico (mas muito mesmo) esteja afim de aceitar o desafio de treinar um time brasileiro, afinal, ainda somos uma potencia no futebol mundial e somos vistos assim na Europa.
Suponha que ele aceite um salário de 2 milhões, compatível com Dorival Jr, Tite e Abel Ferreira. Ele viria para ganhar 25% do que ganharia na Europa, o que eu já acho muito difícil, mas como ele não precisa mais de dinheiro, pode ser que ele esteja atrás de desafios, algo que move o ser humano, as vezes até mais do que dinheiro, e convenhamos, 2 milhões de reais – aproximadamente 358 mil Euros é muito dinheiro para qualquer um.
Acha mesmo que ele viria treinar jogadores mimados como os brasileiros? E não estou falando apenas do São Paulo, estou falando de forma geral, de todos os times. Rogério Ceni pena nos times que treina porque ele cobra sempre mais, ele quer o jogador doando os 120% e jogador hoje quer carro importado, roupa de grife, cabelos diferentes e tatuagem.
Nada tenho contra isso, mas se isso está a frente do futebol, para o jogador, ele está muito errado. E isso é o que mais vemos, os jogadores perdem mais tempo escolhendo o novo tênis no Shopping Cidade Jardim do que batendo faltas depois do treino, perdem mais tempo fazendo a 38a tatuagem do que treinando cruzamento ou aprimorando seus passes.
Como Morurinho, que é um treinador exigente – por isso está onde está – vai treinar esse tipo de jogador? Esse tipo de jogador é o que domina o futebol brasileiro atual, e é exatamente por isso que eu tenho certeza de que 2026 vai ser um grande vexame na Copa do Mundo.
Imagina o Mourinho dando uma bronca nesse bando de mimado. Acaba o treino, ele liga para o empresário chorando, esse câncer no futebol brasileiro, vai no diretor, dá xilique e no dia seguinte o treinador ou é mandado embora, ou esse jogador consegue fazer a panela para derrubar o cara. Quantas vezes você viu isso? E não é só no São Paulo, isso ocorre em todos os times. Moruinho no São Paulo? Acha que ele não sabe disso?
2 derrotas e o treinador balança
Não é só no Brasil que a imprensa esportiva é um lixo. Não vamos generalizar, claro, mas a maioria dos jornalistas esportivos são militantes pelos seus clubes e não sabem se a bola é redonda. Sabem tudo na teoria, nada na prática e acabam ou falando asneiras absurdas ou usam seus canais para criar as maiores mentiras, né, Jorge Nicola?
Imaginemos que o Mourinho chegue na semana que vem no São Paulo (isso é opinião e não informação). O time está abatido pelo péssimo trabalho do Carpini. Não dá tempo do Morurinho fazer nada, ele tem 2 dias para o próximo jogo e ele perde esse jogo. Já adianto que aquele 1% da torcida que não nos representa já vai começar a dar xilique no Twitter pedindo a demissão do cara, isso, claro, sem falar que vão criticar a chegada do técnico.
Passa mais 3 dias e novo jogo. Mourinho não sabe o nome da maioria dos jogadores, está conhecendo o clube, nova derrota. ESPN Brasil começa o programa já dizendo que o elenco do São Paulo não comprou a ideia de Mourinho, que os líderes não o querem lá e que ele já balança no cargo.
Moruinho no São Paulo? A imprensa jamais “deixaria” isso acontecer, ele só pode vir para o Corinthians ou Flamengo, caso o contrário é erro de estratégia e gestão. Acha que ele não sabe disso? Acha que um cara do tamanho do Mourinho não analisa os principais campeonatos? Que não sabe que isso acontece? Imagina o Neto gritando que o Mourinho é mal educado e que não serve para treinar no Brasil, isso todo o santo dia.
Acha que o cara quer isso para a carreira dele?
Mas no campo ele resolve
Sim e não. O técnico é 30% do time, o resto é o time. O Mourinho tem um jeito de trabalhar que, como disse acima, não será bem aceito no futebol. Aqui jogador quer “sombra e água fresca” , ele quer o técnico “paizão” que o abraça, que cobre seus problemas, que deixa fazer o que quiser.
Sempre me perguntam como seria Telê Santana nos dias de hoje e é simples a resposta: não seria! Esse bando de mimado, que acabou com o futebol brasileiro, basta ver os vexames de 2010, 2014, 2018, 2022 e que será um gigante em 2026 dizem sobre o nosso futebol. Hoje, Calleri – com enorme respeito – é considerado ídolo, me desculpe, sou fã dele, mas ídolo é Zetti, Ceni, Raí, Careca, caras que ganharam tudo pelo São Paulo e eram craques, Calleri, é um bom jogador. Dudu é considerado melhor joador do país, na década de 90 com Edmundo, Renato Gaúcho e Muller, Dudu seria reserva de time série B.
O futebol brasileiro não tem bons jogadores, os melhores são estrangeiros, como Arrascaeta, Gustavo Gomes, Arboleda e Calleri, para ficar em alguns exemplos. Gabigol é o melhor camisa 9 do país, hoje, não engraxa a chuteira de Careca, Romário, Roberto Dinamite ou Ronaldo, para ficar só nesses. Nem ao Serginho Chulapa ele pode ser comparado. E Mourinho não sabe disso?
Moruinho no São Paulo? É óbvio que eu queria! É óbvio que eu acho ele um dos melhores técnicos do mundo, e não é de hoje. É óbvio que seria um grande ganho para o futebol como um todo e não só para o São Paulo, mas vamos ser sinceros, eu falei alguma asneira no meu texto? Pois é, não, portanto, sonhar é bom, mas vamos vier com a realidade de vir outro técnico, Moruinho no São Paulo? É sonhar muito alto.