190 milhões nos cofres do tricolor para 2024. Uma grande ajuda para sanar algumas dívidas e diminuir o rombo nas contas do São Paulo. Não se sabe ao certo os valores, cada veículo, cada jornalista fala um valor, sabemos que é uma dívida enorme, mas não impagável. Os 3 primeiros anos de Julio Casares foram de reconstrução, e ainda ganhamos um Paulista e a Copa do Brasil, fora isso, participamos de 2 finais. Um bom saldo para um time que antes estava lutando para não cair e passando vergonha em campeonatos.
Obviamente que não é apenas isso que vai entrar nos cofres em 2024, estamos falando de 190 milhões nos cofres em apenas com 3 ações: venda do Beraldo, novo patrocinador e venda de naming rights para uma gigante global do setor de alimentos, a Mondelez que aqui no Brasil tem forte atuação no segmento de doces.
A soma dos valores, só dessas 3 iniciativas, vai gerar aproximadamente 190 milhões nos cofres do São Paulo. Essa notícia é muito importante para o time, que vai poder contar com esse valor para pagar atrasados, reforçar o time e entrar de vez na briga com Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG por títulos expressivos, além do que, em 2024 defenderemos o título da Copa do Brasil.
Venda do Beraldo
Quase 60% desse valor se deve a ida de Beraldo para o PSG, ao menos foi o que saiu em vários portais nessa semana pré Natal de 2023, ou seja, não é uma notícia do Jorge Nicola, ou melhor dizendo, Jorge Vai Que Cola. Não entendo como tem gente que ainda segue esse cara, se segue é porque acredita. Esse é doente!
Cerca de 107 milhões de reais, 20 milhões de Euros, devem entrar nos cofres tricolores em breve, pois por mais que eu ache muito cedo a ida do zagueiro para fora, isso vai mexer com a cabeça dele e ele pode não render esse ano como em 2023, e aí, vai sofrer com aquele 1% da torcida que não nos representa dando seus xiliques em Redes Sociais, além dos machos de direct que mandarão ameaças contra ele e sua família.
Eu, Felipe, acho que ele poderia ficar mais 2 anos, disputar Libertadores – e quem sabe um mundial – e ir embora mais experiente, vitorioso e consequentemente para um time de maior expressão na Europa, em ligas mais fortes como Inglaterra, Espanha, Itália ou Alemanha.
Isso renderia mais dinheiro ao São Paulo, mas isso também seria uma aposta. Beraldo tem um pai consciente e serio, que vai tomar a melhor decisão para ele e família, mas por outro lado são 190 milhões nos cofres do São Paulo até o final do ano, e boa parte disso se deve ao Beraldo, um dos maiores zagueiros que Cotia formou!
Para mim, Beraldo seria um dos 10 maiores zagueiros da nossa história, tem potencial enorme para isso; ainda não podemos comparar seu futebol com Ricardo Rocha, Dario Pereyra, Oscar, Miranda, Roberto Dias, Márcio Santos, por exemplo, mas potencial para chegar nesse seleto grupo, ele tem.
O desejo agora é que ele seja muito feliz na França e possa fazer uma carreira brilhante na Europa, sendo o PSG o passaporte de entrada na Europa, para em breve ele estar vestindo a camisa de um Bayern, Real Madrid, Barcelona, Manchester City ou Milan. Potencial tem!
Naming Rights Mondelez
Morumbis. Será? Não acho que esse nome vai pegar, mas já caiu nas graças da imensa maioria da torcida, que fez várias brincadeiras, eu mesmo, em meu Twitter postei uma foto após ter comprado uma caixa de Bis, brincando que a minha parte eu fiz!
Essa parceria está bem perto de acontecer e por 30 milhões ao ano; em um contrato de 3 anos, são 90 milhões de reais entrando nos cofres do São Paulo, acho que dá para reforçar o time trazendo 2 ou 3 nomes de peso para disputas de campeonatos.
Para efeito de comparação, segundo o Portal Lance “os maiores acordos são os da Allianz e da Hypera Pharma nas arenas de Palmeiras e Corinthians, respectivamente. Os contratos giram em torno de R$ 300 milhões por um período de 20 anos, ou seja, R$ 15 milhões por ano”, dessa forma, o São Paulo terá o dobro de pagamento anual, mesmo que por 3 anos, e nada impede de, dando certo a parceria, renovar por mais anos.
190 milhões nos cofres significa os 107 do Beraldo, mais 30 da Mondelez e da Superbet que falarei a seguir, outra supresa que os tricolores ganharam como presente de Natal.
A Mondelez é uma empresa que fatura 30 bilhões por ano no mundo. Alguns desses bilhões vem do Brasil, onde 92% dos lares brasileiros possui algumas das suas marcas como Bis, Club Social, Lacta, Tang e Trident. Para 2024, a marca investirá 1 bilhão de reais o Brasil para aumentar a produção de produtos, com a missão de elevar em 50% a produção de Bis, por exemplo.
Para ampliar as fábricas é porque estão prevendo vender mais, e para vender mais é preciso investir em marketing; o naming rigths é uma boa estratégia, só ontem, dia em que a notícia vazou para imprensa, milhares de tricolores postaram sobre isso, o que trouxe alguns milhões de reais em mídia espontânea para a marca, uma métrica muito importante para medir a eficácia da ação, não a única, mas uma das, que fique bem claro para os analistas de YouTube entenderem.
190 milhões nos cofres ajudará muito, inclusive a manter Lucas Moura no São Paulo, uma arma importante para nosso principal objetivo para 2024: o tetra da Libertadores. Não vejo nada além disso, mas, essa é a minha opinião!
Superbet vem aí!
Pagando a multa de 24 milhões de reais para a Sportsbet i.o, a gigante americana, Superbet chega ao São Paulo FC pagando 52 milhões de reais por ano. Esse será o maior patrocínio de uma camisa no futebol brasileiro, o que é mais um goláço do Julio Casares. Não escondo de ninguém a minha admiração e respeito por ele, que eu conheço desde 2007, onde fomos apresentados em um evento de mídia, o MaxiMidia, do Grupo Meio&Mensagem o mais importante evento de mídia do país, na época, ele era diretor da Record e eu gerente de mídia de uma agência em São Paulo.
(Imagem meramente ilustrativa)
E pensar que na era Leco ficamos muito tempo sem um único patrocinador, o que ajudou a dobrar a dívida no período, ainda tem quem reclame do que o Julio Casares tem feito; óbvio que ele não vai acertar sempre, óbvio que eu não concordo com 100% do que ele fala e faz, mas que ele é muito melhor do que o Leco – não que isso seja algo tão difícil – e melhor do que o Roberto Natel, com quem ele concorreu na eleição passada, isso é indiscutível.
Além da New Balance, a nova marca que vai fornecer os uniformes para o tricolor, termos uma outra novidade na camisa, com a Superbet. O patrocínio máster do São Paulo saltará de R$ 24 milhões para R$ 52 milhões por ano. O São Paulo passa a ser dono do maior acordo de publicidade do futebol brasileiro. O Julio Casares sempre disse que era preciso valorizar a camisa do tricolor e seus mais de 22 milhões de torcedores, Eduardo Toni, Diretor de Marketing do São Paulo tem feito um projeto brilhante para isso, e olha ai o resultado, mais do que dobrou o valor pago anualmente para estampar o logo na camisa mais pesada do mundo!
A camisa do São Paulo, quando veste, é algodão, quando enfrenta é chumbo, falei isso uma vez no Twitter, pessoal gostou e estou usando na nova versão do livro do Telê que sairá em breve.
190 milhões nos cofres
Com esses valores somados, chegamos a conta final de 190 milhões nos cofres do tricolor. No programa Roda Viva, Julio Casares afirmou que a dívida do São Paulo é de 700 milhões de reais, ou seja, esse novo valor que vai entrar é pouco mais de 27% do montante, claro, não será 100% usado para pagar a dívida, mas vai ajudar a sanar.
No atual momento do futebol brasileiro, uma entrada de dinheiro como essa é sim para ser comemorada, pois se bem administrada ela dobra ou triplica com conquista de títulos e valorização de jogadores, que podem, assim, como Beraldo serem vendidos por 100 milhões de reais para a Europa. Atualmente, no elenco, Pablo Maia é o que tem maior potencial para isso, e se resolver jogar o que sabe, Rodrigo Nestor pode render uns 70 a 80 milhões no fim de 2024.
Vender jogador nem sempre é uma boa, pois entra um bom dinheiro nos cofres, mas desfalca o time, é um fato, mas não há como fazer diferente no futebol brasileiro, ou um time se vende para um patrocinador, digamos como a Parmalat e Crefisa, ou precisa fazer do limão uma limonada.
Impossível manter, no Brasil o padrão Europeu, a começar, que o Euro vale R$ 5,34 (cotação de 19 de Dezembro de 2023), ou seja, se o jogador ganha 100 mil aqui no Brasil – um salário de jogador iniciante – e recebe a proposta de ganhar 100 mil Euros na Europa, automaticamente o salário dele fica 5 vezes maior, uma conta “boba” mas que muito analista de YouTube não faz na hora de xingar o jogador que foi para a Europa, os mesmos analistas que, quando trabalham, trocam de emprego por 500 reais a mais criticam quando um jogador vê seu salário mudar de 100 para 500 mil por mês.
Em breve, uma próxima edição…