Carta aberta ao Daniel Alves trata-se de uma opinião minha a qual assumo qualquer responsabilidade sobre o que aqui escrevo. Esse é um blog pessoal, do apaixonado torcedor do São Paulo, Felipe Morais, que não é mais ou menos torcedor do que ninguém; porém não tem medo de dizer o que pensa doa a quem doer!
Quando o Rodrigo Caio fez uma declaração sobre o São Paulo eu fiz o mesmo, um post em forma de “carta aberta”. Não podemos nos calar com esse bando de mau caráter falando mal do nosso time. Se falarem mal dos meus pais, irmã, esposa ou filha, família em geral, eu vou para cima, do São Paulo é a mesma coisa.
Não podemos suportar esse bando de jogador meia boca que se acha craque! Eles precisam desse tipo de polêmica para não serem esquecidos. Alguém lembra do Vampeta jogando? Provavelmente pouco, mas ele descendo bêbado no Palácio do Planalto, em frente ao presidente da república, isso todos lembram… esse é um exemplo do jogador que se acha craque, mas sem polêmicas, ninguém mais lembra, aliás, ele é mais lembrado por ser um excelente contador de histórias – e é mesmo – do que pelo voltante mediano que foi.
Quando o zagueiro de condomínio deu uma declaração sobre o nosso São Paulo, time que ele saiu, mas não esquece, por ser um frustrado; eu fui pra cima! Agora com o Daniel Alves, talvez o maior mau caráter que já vestiu a camisa do São Paulo – olha que Wesley, Michel Bastos e Tchê-Tchê passaram pelo Morumbi – eu farei o mesmo, como você poderá ler abaixo.
Cicinho foi muito maior do que você
Já começa por ai. Quer dar porrada no Cicinho? Você vai enfrentar a ira de muita gente, seu moleque! Cicinho foi maior do que você no São Paulo, e para nós, isso que importa. O próprio declarou que você jogou mais que ele e ele tem você como ídolo, até ai, tudo bem, mas no São Paulo o tamanho dele e o seu são incomparáveis! E para 22 milhões de torcedores, o que importa é o São Paulo e não o Barcelona, Juventus ou PSG.
Cicinho foi campeão no São Paulo como protagonista, coisa que você nunca foi. Dos seus 43 títulos, acredito que em 2 ou 3, como nas Olimpíadas de 2021, você tenha sido protagonista, o resto, você foi apenas um jogador a mais no time, no Barça, tinha Ronaldinho e Messi, por exemplo, craques e fora de série. Já viu algum deles indo a imprensa criticar time ou fazer post babaca nas Redes Sociais?
“Craque não dá problema, o que se acha craque sim…”
Eu ouvi essa declaração do Muricy uma vez e me marcou. Isso não foi nenhuma direta ou indireta para você, deixemos claro, pois como o mundo gira em todo do seu umbigo, é capaz de amanhã você querer fazer post icônico dando porrada no grande Muricy. Ele disse isso, ainda técnico, ou seja, antes de 2016, quando se aposentou dessa louca função.
Me marcou esse depoimento, pois eu sempre achei a mesma coisa, aliás, levo isso para os artista de TV, enquanto por exemplo, a Gloria Pires, excepcional atriz é lembrada por seus papéis, sua filha, Cleo precisa dizer que transa com 3 caras após fumar maconha na home do UOL para não ser esquecida. No futebol, é a mesma coisa!
Eu nunca vi Zico, Raí, Muller, Pedro Rocha, Ronaldo, Ronaldinho, Romário, Sócrates dando xilique na imprensa, reclamando de tudo, mas aqueles que se acham craques como Robinho, Michel Bastos, Edilson, Vampeta, Thiago Neves, esses, a gente vê todos os dias.
Se acham deuses do futebol pois o jogam, mas não engraxam a chuteira de um Zico, por exemplo. Edilson, então, diz que jogou mais que o Cristiano Ronaldo. Daniel, não ria, pois você diz que jogou mais que o Leandro, Jorginho e Carlos Alberto Torres, porém, você não está nem entre os 10 maiores laterais do país.
Cafú é outro que está acima de você, mas pelo menos esse você reconhece. Nomes como Djalma Santos, De Sordi, Nelinho e Zé Maria foram muito melhores do que você em tudo, menos na arrogância, pois isso, você é o melhor.
Eu fui o melhor do mundo
Fato. Isso é verdade. Por anos você foi o melhor do mundo, mas caráter é mais importante que talento. Por anos, o Brasil tinha orgulho de ter Daniel Alves e Marcelo os melhores laterais, direito e esquerdo, do mundo.
O Marcelo nunca foi a mídia reclamar ou nunca forçou uma saída do Real Madrid, e olha que ele tem mercado na Europa, algo que você não tem mais. Marcelo apenas joga, calado, é craque, tem caráter, tem alma de campeão. Você, recordista de títulos sendo coadjuvante; Marcelo, mesmo com grandes craques no Real Madrid, como Cristiano Ronaldo, foi protagonista, aliás, porque você não se inspira no português?
O Pelé parou de jogar há décadas, até hoje ele é ovacionado por onde vai. Messi, daqui 20 anos terá a mesma paixão das pessoas como hoje, mesmo não jogando mais. Gerrard tem um carinho enorme no Liverpool; Zetti não pode andar nas ruas de São Paulo sem parar a cada 2 passos para tirar uma foto com torcedores, que nem sempre são do tricolor paulista, onde ele fez história. Cristiano Ronaldo defendeu um garoto que tentava falar em uma outra língua para o entrevistá-lo enquanto jornalistas riam dele. Até Neymar já teve ações legais com torcedores.
E você? Comeu uma banana em campo! Foi sensacional isso, de verdade, mas o deboche é algo que está na sua veia! E vimos isso em vários momentos. Quando você era mais um brasileiro na Europa, sendo ou não um sucesso, muitos o seguiam, mas não sabíamos ao certo como era o seu caráter. Acho que deixamos de lado o seu xilique para sair do Barça, depois da Juventus e na sequencia do PSG, algo que você deve ter aprendido com o Robinho, o famoso “chora que dá certo”.Por isso escrevo essa carta aberta ao Daniel Alves, para que fique claro a minha posição!
O Instagram, que é o seu material de trabalho hoje, é um termômetro do seu sucesso. Hoje, você tem 33,2 milhões de seguidores, excelente número, eu não tenho nem 0,1% disso, mas o CR7 tem 352 milhões. Não é porque ele é atacante apenas, obvio que isso influencia, mas é porque ele é profissional.
Não é um cara com 800 tatuagens – eu tenho 5 logo não sou contra ter tatuagens – não é um cara que se preocupa em fazer post motivacional ou dar indiretas em suas redes, e olha, que até em termos de vaidade ele te supera!
Carta aberta ao Daniel Alves
Se trata de um desabafo! O que você com o meu São Paulo, time o qual você diz torcer, foi coisa de moleque! A gestão do Leco deixava você mandar no time. O Diniz, fazia o que você queria. Você era o líder do time, mas um líder que não era exemplo para nada.
Então, mudou o ano, saiu o Leco, Raí, Pássaro e Diniz. Seus escudos para mandar no time. Você poderia estar jogando mal, acontece, nem o Pelé jogou bem todos os jogos, mas não saia nunca do time, o Diniz tinha medo de você, você era o líder que o São Paulo nunca precisou! Não tem como não colocar a culpa da perda do Brasileirão nas suas costas.
Enquanto você mandava, f***-se a dívida, né? Afinal você era o soberano no time, mas foi chegar uma direção competente e acabar com a mamata que a dívida veio à tona? Julio Casares até chamou você na casa dele para uma conversa, mas você não quis, e ainda culpa o São Paulo? Sério isso?
Seu salário estava em dia, a dívida da era Leco não. Foi proposto acordo, ok, aceitar ou não, mas se fosse o São Paulino que diz ser, teria aceitado vendo a situação do clube, que não deixaria de pagar, apenas pagaria de uma forma que pudesse nesse momento.
Agora que temos uma gestão séria, que tem Muricy no comando, que tem um técnico que foi muito mais importante para o futebol do país dele, do que você acha que foi para o nosso e que te colocou no seu lugar, você ficou bravinho, né? Essa geração Millennials é assim, uma porrada de mimado que não pode ouvir um não que hora. O Crespo teve peito de mandar você jogar na lateral, sua posição de ofício, e de substituir você quando você não estava jogando nada. Ai o Millennial ficou bravinho e disse que não queria mais brincar!
Ai você foi o Daniel Alves que conhecemos. Forçou uma ida para Olimpíadas, que na época, eu até defendi, pois parecia ter sido algo acordado com a diretoria, pediu para ser convocado para não jogar o 7o jogo pelo São Paulo e poder sair para outro time, não foi homem, mandou seu Staff dar o recado.
Nem homem você foi!
Saiu pela porta dos fundos do CT!
Você pode ter mais títulos e dinheiro que o Hernanes e Pato, mas não tem mais caráter e coragem do que eles, que abriram mão de dinheiro, foram no olho a olho e saíram do time por não render mais o que esperávamos deles. Acontece do jogador não render mais, cada um foi para o seu canto, ambos são ídolos no tricolor.
Pato alguns até pedem de volta, eu sou um deles, prefiro o Pato a Pablo, Vitor Bueno, Paulinho Bóia, Igor Gomes e Sara, mas você, se passar na frente do CT será xingado, se passar perto do Morumbi capaz de receber uma pedrada no seu carro, não de mim, porque para mim, você não passa de um jogador mediano que será lembrado sempre por ser um recordista de títulos, dos quais, todos sabemos que não foi protagonista em nenhum.
Não sei se em 2022 você estará em algum time, dificilmente vão querer pagar o seu alto salário pelo pouquíssimo que você entrega. Qualquer time que você jogue, deverá saber que trata-se de uma ponte para que seu amiguinho Tite, o convoque para a seleção, mas olha, é capaz do Tite nem ser o técnico do Brasil na Copa do ano que vem, algo que torço para que ocorra, pois não temos uma seleção, mas sim um churrasco com amigos do Tite, se isso ocorrer, dificilmente você irá a Copa, o que mostrará o melancólico fim de uma carreira destruída pela arrogância de um bom jogador que um dia acreditou ser um craque.
E essa foi a minha Carta aberta ao Daniel Alves, um moleque nos encheu de esperanças! Quem não queria o melhor lateral do mundo em seu time? Ficamos empolgados e deixamos de lado toda a arrogância desse cidadão, com isso, perdemos um grande tempo e muito dinheiro com esse jogador, que um dia foi craque, mas hoje, joga com o nome!