Qual a paixão pelo Reinaldo? Essa é uma resposta que eu gostaria de entender, afinal, uma pequena, diria bem pequena por sinal, parte da torcida idolatra o contador de piada que sabe bater pênalti. Não tem como entender isso, mas vou tentar, da minha forma, explicar o porque Reinaldo não pode vestir mais a camisa do São Paulo, na verdade, nunca teve talento para isso.
Fosse em 1992, quando Telê Santana era nosso técnico, Reinaldo, se fosse no CT era para pegar autógrafos. Jamais ele entraria em campo, Telê, que raramente desistia de jogador – uma das muitas coisas que ele ensinou ao mestre Muricy Ramalho – não aprovaria Reinaldo, e se ele já estivesse no plantel, pediria que o mesmo fosse negociado.
Isso porque Telê, era amante do futebol arte e exigia dos seus comandados os recursos básicos do futebol, o que definitivamente, Reinaldo não tem, aliás, nunca teve para ser bem honesto. E vou mostrar aqui o que quero dizer sobre isso, mostrando porque ele não pode mais vestir a camisa do São Paulo.
Nada contra a pessoa
Eu não vou ficar aqui xingando o Reinaldo, não precisa, ele como pessoa deve ser fora de série, ao menos é o que aparenta. Tem um jeito engraçado de ser, é – usando uma linguagem dos boleiros – da “resenha” e dentro do vestiário deve ser responsável por deixar o ambiente mais leve.
Não tenho nada contra a pessoa do jogador que eu nunca vi na vida, pessoalmente, e sendo sincero não é dos que eu gostaria de encontrar para uma foto ou um autógrafo em minha camisa, mas se um dia o encontrar, serei educado, cumprimentar, mas não vou pedir que assine a camisa que tenho com grandes jogadores.
Fica aqui as críticas ao jogador Reinaldo, o que ele faz dentro das 4 linhas nos 90 minutos que permanece em campo, ou melhor, o que ele não faz nesse período.
Ainnnnnn, mas ele bate pênalti
Acha mesmo que é um ponto forte de um jogador fazer o básico?
O cara está no CT 5 vezes por semana, treina pênalti todos os dias e ainda há quem valorize que ele sabe cobrar? Isso é o mínimo que se espera, e olha que eu não tenho informações se ele faz como Rogério Ceni que treinava 200 faltas todos os dias depois do treino.
Todo o jogador deveria ter a obrigação em bater, e bem, penaltis. Não deveria ser algo a se valorizar. Pode ser que uns tenham mais talento que outros e por isso sejam os oficiais, e ele ser o oficial porque nos treinos tem o melhor aproveitamento, decisão perfeita, mas sério que deixaremos um lateral medíocre – falo do jogador e não da pessoa – em campo na esperança de acontecer um pênalti?
E se um jogo ele estiver suspenso? Machucado? No banco de reservas? Rigoni entra na área, dribla 2 e é derrubado. Pênalti. E agora? Reinaldo não está em campo. Desiste do pênalti? Não! Precisa ter pelo menos 3 a 4 batedores oficiais em uma ordem, por exemplo, Reinaldo é o primeiro, Luciano o segundo, Calleri o terceiro e por ai vai.
Mas, mas, mas ele fez 11 assistências em 2021..
Sempre que algum AbestadoFC – nome que dou ao fa clube do jogador – vem com essa defesa a minha resposta é simples. Você prefere o Reinaldo ou o Pablo. A resposta é Reinaldo, sempre, então digo que Pablo fez 13 gols no mesmo período, o que, em termos efetivos, o coloca a frente do Reinaldo.
Não é questão de talento, até porque ambos não tem, ou se um é melhor que o outro, são números, e se uma pessoa quer justificar o Reinaldo com números, devemos rebater na mesma moeda. Então, AbestadoFC, aguente, em termos de performance, Pablo melhor que Reinaldo em 2021. Durma com essa.
Outro ponto que levanto, é de um jogo entre Santos e São Paulo, com um placar de 4X1 para o tricolor, onde Junior, esse sim com enorme talento, fez, só nesse jogo 3 assistências para gol, ou seja, em um só jogo, O Junior fez 27% do que o Reinaldo fez no ano. Tá bom para você, AbestadoFC?
Segundo o site SPFC Notícias, o São Paulo, em 2021 fez 59 partidas oficiais. Crespo peitou Reinaldo, o colocou no banco e deixou Wellington como titular, logo, o lateral mais amado do Brasil, não foi titular nas 59 partidas. Ceni chegou, o colocou no time titular até o fim do ano.
Paneleiro
Um grande grupo de torcedores que está bem por dentro do que ocorre no São Paulo credita a queda de Crespo a panela liderada pelo Reinaldo, ao lado de Igor Gomes, Sara e Lizieiro. O quarteto teria sido o responsável pela queda do técnico argentino no ano passado.
Eu não posso provar isso, mas posso acreditar nessa teoria. Reinaldo perdeu a titularidade para o jovem Wellington da base, perdeu em campo, pois o garoto mostrou mais raça e vontade versus o “sabe bater pênalti”, mas jogador quando é acomodado faz isso, não volta para a titularidade em campo, derruba técnico, mais rápido e eficiente.
Ceni devolveu a titularidade ao Reinaldo, ele fez o que todos esperávamos, não jogou nada, continuou sendo ineficiente em todos os requisitos básicos de um jogador, o fundamento que Telê Santana tanto cobrava dos jogadores e que Reinaldo não tem nenhum. Voltou ao banco, mas queimar Rogério Ceni é algo que ele não tem poder.
Nenhum jogador é maior que o São Paulo, mas poucos tem o tamanho, títulos e números do Rogério Ceni, além da adoração da torcida, mas essa, o Ceni ganhou em campo sendo um M1TO dentro das 4 linhas, algo que Reinaldo nunca foi.
Efetivo
Quantos jogos o São Paulo venceu porque Rogério Ceni foi protagonista? Não apenas com gols, mas com defesas monumentais. Foram tantos que não consigo listar, mas o mais importante é sabemos: 2005 mundial no Japão. Mineiro fez o gol, mas Rogério fez pelo menos 5 defesas quase impossíveis e garantiu o título.
Teria uma lista imensa de jogadores como Serginho Chulapa, Careca, Raí, Muller, Pedro Rocha, Amoroso, Luis Fabiano. Lucas, França, Leônidas que podemos creditar gols fundamentais para títulos ou que nos deram importantes vitórias, mas ai te pergunto: qual jogo ganhamos por causa do Reinaldo?
- Qual jogo o Reinaldo saiu como melhor em campo?
- Qual jogo o Reinaldo anulou o craque do time adversário?
- Qual jogo o Reinaldo fez gols e defendeu com propriedade?
- Qual jogo o Reinaldo foi protagonista?
Vou resolver essa dúvida para você: nenhum!
Um ou outro jogo, o São Paulo pode ter ganho com um cruzamento, gol ou pênalti cobrado por ele, mas algo do jogo, nada de protagonismo do cara. Qual a paixão pelo Reinaldo então? Isso, para mim, soa como “analista de YouTube” ou seja, aquela galera que nunca esteve um estádio, não vê o jogo, apenas olha os melhores momentos onde em 2 ou 3 o Reinaldo aparece… mas esquece que dos 90 minutos de jogo, o Reinaldo não tem 10 segundos fazendo algo efetivo..
Fundamentos de um lateral
Desde que os ingleses inventaram o futebol, ele vem evoluindo e muito. As posições de jogadores estão mais claras e o que se faz em campo, ainda mais. Pode ver o jogo dos grandes laterais, esquerdos e direitos que tivemos no Brasil e ver o jogo deles, versus, Reinaldo. Ok, é impossível comparar o Roberto Carlos, por exemplo, ao Reinaldo, é como comparar uma Ferrari com um Celta 2002!
Roberto Carlos, Serginho, Marcelo, Cicinho, Jorginho, Branco, Zé Teodoro, Cafú, Carlos Alberto Torres, Leandro, para ficar em alguns dos melhores que tivemos no Brasil, sabiam o básico de um lateral:
- Cruzar
- Chutar
- Passar
- Lançar
- Marcar
- Driblar
- Cabecear
- Dominar
O que Reinaldo sabe? Bater pênalti.
O malabarismo para defender o lateral é tanto, que no ano passado eram as 11 assistências, esse ano é bater pênalti, no ano que vem será o que? Contar piada?
Eu tinha feito uma lista de 4 jogos que observei Reinaldo em campo. A lista era do minuto em que ele pegava a bola e o que fazia. Infelizmente perdi essa lista, mas farei outra e em breve um novo artigo aqui sobre os dados dele, mas basicamente, 98% das vezes que ele toca na bola nada acontece.
Qual a paixão pelo Reinaldo?
Era o que eu queria entender. Um lateral que não sabe passar. Pode ver em campo, os passes dele, se para frente, normalmente ele erra, chuta em cima do adversário ou acaba perdendo a jogada passando errado. Fundamento básico do futebol que ele não sabe. Não só ele, deixemos claro!
O mais básico de um lateral é ir na linha de fundo e cruzar. Ele sabe? Não! Veja que os gols que saem dos seus pés, são sempre de chutes de fora da área, ele não cruza, ele chuta e vê no que dá. As vezes ele acerta, mas é como as “quentinhas do Nicola” são 874.950 chutes para um acerto, e quando o acerto vem, porque as vezes vem, os defensores explodem de alegria.
Imagina o seguinte: você está jogando futebol com os amigos. Você é um(a) craque. Marca no primeiro tempo do jogo, 15 gols. Só você. Começa o 2o tempo, o camisa 9 adversário marca um gol, sai correndo e começa a rir da sua cara e te zoar pelo gol que ele fez. Esse camisa 9 são os AbestadosFC – e os fãs do Nicola também – que comemoram o pouco que tem.
Passar, lançar, chutar? Isso passa longe do futebol de Reinaldo. Ele não sabe fazer nada disso, além, claro de ser a “Avenida Reinaldo” pois não sabe marcar. Pode ser “menos pior” na frente do que na defesa, mas o São Paulo não pode se contentar com o “menos pior”.
E que seja notícia do Jorge Nicola que Reinaldo vai renovar, assim, fico tranquilo que é uma mentira e isso não ocorrerá. O ciclo de Reinaldo, há tempos, deveria ser encerrado no São Paulo, não foi o pior lateral que tivemos, mas está entre os 10, sem dúvida, prova disso é que Wellington, em menos de 1 ano como titular tem propostas de fora do país. Reinaldo, titular desde 2013, nunca teve. Por que será?